• restauração
    florestal
  • mitigação e adaptação às
    mudanças climáticas
  • desenvolvimento rural
    sustentável
Acompanhe seu projeto

Pesquise pelo número de identificação (ID) do projeto ou pelo nome da empresa para monitorar a área em restauração.

Novidades

Ver mais
Calcule sua Pegada de Carbono Pessoal

Sabia que atividades do dia a dia podem contribuir para as mudanças climáticas? Use a calculadora para descobrir sua pegada e saber quantas árvores precisa plantar para compensar suas emissões!

FAQ

Ver mais
A compensação dentro do programa Carbon Free é voluntária e começa com a mensuração das emissões de gases do efeito estufa relacionadas a um produto ou atividade. Os valores são convertidos em carbono equivalente e então é calculada a área de floresta na Mata Atlântica necessária para absorver e estocar esse carbono. O padrão Iniciativa Verde de compensação de emissões e restauro florestal visando a fixação de carbono atmosférico segue as diretrizes estabelecidas pela Resolução SMA - 030 de 14 de maio de 2009, formulada com o intuito de estabelecer orientação para projetos voluntários de reflorestamento para compensação de emissões de gases de efeito estufa. Estes restauros têm por objetivo não só remover e estocar carbono da atmosfera, mas agregar valores que ampliem a qualidade ambiental de paisagens rurais, maximizando benefícios para a biodiversidade, recursos hídricos e conservação do solo.
A Iniciativa Verde atua predominantemente dentro do bioma da Mata Atlântica, com foco no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, porém tem projetos em parceria com outras instituições também no cerrado paulista e na Amazônia, na região da Transamazônica, no estado do Pará. Os restauros são feitos em áreas de preservação permanente em propriedades rurais e Unidades de Conservação.
As emissões de gases do efeito estufa são estimadas a partir de bases de dados como o GHG Protocol, adaptado para o Brasil pela Fundação Getúlio Vargas, e outras pesquisas científicas.
  • 699 Hectares Reflorestados
  • 126.702 Toneladas de CO² compensados
  • 959 Empresas