Restaura Ribeira - Funbio

Restaura Ribeira

Desenvolvimento rural sustentável pela restauração florestal

 

O Projeto Restaura Ribeira tem por objetivo a recuperação florestal e agroflorestal na região do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga (MOJAC), localizado na região do Vale do Ribeira, São Paulo.

É um projeto financiado pelo FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), que atua como um mecanismo financeiro nacional privado, sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com os setores governamental, privado e a sociedade civil para que recursos estratégicos e financeiros sejam destinados a iniciativas efetivas de conservação da biodiversidade.

Encontro de mobilização com equipe Iniciativa Verde, técnicos e agricultores locais. Bairro Areia Branca, Barra do Turvo (SP)

O Restaura Ribeira conta com grandes parcerias, como a Fundação Florestal, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a UNESP/Registro, além dos agricultores locais e suas organizações. Tem duração prevista de 24 meses (entre 2022 e 2023), abrangendo os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Cananeia e Iporanga.

O principal objetivo do projeto é ampliar a capacidade de restauração ecológica, visando à manutenção dos serviços ecossistêmicos e desenvolvimento sustentável. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidas metas específicas. A primeira meta é a recuperação da vegetação em áreas degradadas, por meio da restauração ecológica com testes de metodologias de recuperação em 150 hectares e incremento de sistemas agroflorestais em 50 hectares de áreas protegidas. A segunda meta é o fortalecimento da cadeia produtiva associada ao reflorestamento, apoiando iniciativas já existentes na região.

Implementação de 50 hectares de sistemas agroflorestais

A estratégia para a meta de restauração ecológica envolve o mapeamento das áreas em conjunto com os gestores, conselhos, moradores e a definição de diretrizes e estratégias para a restauração. Somado a isso, a implantação e manutenção devem ocorrer com empresas e grupos locais e também se prevê o monitoramento das áreas em processo de recuperação e o uso do Sistema de Acompanhamento da Restauração Ecológica (SARE).

Visita técnica com participantes do Restaura Ribeira em área que será enriquecida pelo projeto. Bairro Cedro, Barra do Turvo (SP)

No que diz respeito à estratégia de incremento de sistemas agroflorestais, diversas técnicas serão utilizadas, levando em consideração as normas relativas ao manejo da Mata Atlântica, e às Unidades de Conservação, em contato com seus Conselhos Gestores e Deliberativos. O projeto fornecerá insumos e assistência técnica, além de serviços de implantação e manutenção aos agricultores, buscando redução dos custos e engajamento e envolvimento dos agricultores.

Fomento à cadeia de restauração local

Para fortalecer a cadeia produtiva da recuperação, serão realizadas ações focadas em coletores e viveiros comunitários e pequenos produtores. Essas ações serão articuladas com capacitações e assistência técnica, e haverá integração com outros projetos que geram demanda e parcerias, como os projetos de compensação ambiental, a Rede de Viveiros do Vale do Ribeira (financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO) e o SIAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica).

As diretrizes gerais da iniciativa incluem escala e redução de gastos, possibilidade de cofinanciamentos, utilização de técnicas de baixo custo, envolvimento dos conselhos e entidades locais, o uso de instrumentos de monitoramento, a aplicação da Resolução SMA 189/19 (que trata do manejo da vegetação nativa no estado de São Paulo) e a parceria com instituições de pesquisa e ensino.