Iniciativa Verde faz chamada para elaboração de Plano de Restauração do Vale Paraíba do Sul

Iniciativa Verde faz chamada para elaboração de Plano de Restauração do Vale Paraíba do Sul

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 06/10/2021

A Iniciativa Verde, organização do terceiro setor com mais de 15 anos de experiência em restauração da Mata Atlântica, teve aprovada sua proposta de projeto para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - CBH-PS, com recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FEHIDRO), para realização do Plano Diretor de Restauração para a UGRHII 02, Vale do Paraíba do Sul.

A região, que tem a cidade de São José dos Campos como polo, sofreu com a degradação histórica da Mata Atlântica, mas apresenta hoje enorme potencial de restauração. O projeto se insere nos esforços globais da Década da Restauração, estabelecida pelas Nações Unidas e que teve início em 2021.

Entre as ações previstas no projeto estão o fortalecimento e ampliação de competências locais e regionais para a multiplicação das iniciativas de restauração florestal, de forma integrada ao Plano da Bacia, por meio de eventos presenciais e virtuais. Serão realizadas parcerias com organizações da sociedade civil, instituições de ensino e a gestão pública para a execução do projeto.

Destaca-se a intrínseca relação entre as florestas e a água, sendo a restauração florestal uma estratégia para combater a seca, que afeta o abastecimento de água para as pessoas, a irrigação para a produção de alimentos e a geração de energia elétrica, além de oferecer outros serviços ambientais como proteção da biodiversidade, do solo e controle climático.

Estão abertos dois editais para contratação de serviços ligados ao projeto:

Diagnóstico das ações de restauração (tomada de preço)

Articulação local (termo de colaboração)

Propostas serão aceitas até o dia 1º de novembro de 2021. Para mais detalhes, acesse os editais linkados acima.

Tag(s):

fehidro
vale paraíba do sul
restauração
contratação