Leroy Merlin segue plantando florestas com a Iniciativa Verde

Leroy Merlin segue plantando florestas com a Iniciativa Verde

Categoria(s): Carbon Free, Amigo da Floresta

Publicado em 01/07/2022

Desde 2010, a Leroy Merlin é parceira da Iniciativa Verde, investindo na restauração de florestas nativas no Brasil. No início de junho, levamos representantes da marca para um plantio simbólico e educativo na sede do Conservador das Águas - braço da secretaria ambiental de Extrema (MG), que executa projetos de reflorestamento no município. Um evento para celebrar esta aliança de anos, que ainda há de plantar muito mais árvores.

O encontro também relembra as duas últimas campanhas de restauração da rede francesa junto a FSC (Conselho de Manejo Florestal, na sigla em inglês) - organização que certifica extração sustentável de madeira de corte. A chamada “Semana da Floresta” é um período em que a cada produto Leroy Merlin com certificado FSC adquirido, a marca de móveis investe no plantio de uma árvore nativa com a Iniciativa Verde.

Paulinho, Secretário de Meio Ambiente de Extrema, apresentando o trabalho de restauração florestal do Conservador das Águas para equipe da Leroy Merlin

Em 2019, na primeira edição da Semana, 4 mil árvores foram financiadas. Após o período de pico da pandemia, ano passado, a Leroy Merlin e a FSC realizaram a segunda campanha, que possibilitou o plantio de 8 mil árvores. As áreas de floresta estão na Serra da Mantiqueira e compõem o Plano Conservador da Mantiqueira, que tem como meta a restauração de 1,5 milhão de hectares de mata atlântica na região da “Serra que Chora”.

Equipe da Leroy Merlin em estufa de viveiro de mudas

Para Andressa Borba, diretora de sustentabilidade da Leroy Merlin, a restauração florestal é importante para que a empresa mitigue parte do próprio impacto ambiental, principalmente no que diz respeito a emissão de gases de efeito estufa de suas atividades. Já Mauro Filgueiras, gerente do mesmo setor, fala em como este tipo de evento é importante para educação e conscientização dos colaboradores da marca francesa.

Equipe da Leroy Merlin em viveiro de mudas do Conservador das Águas

Além disso, Filgueiras reitera o compromisso da Leroy Merlin com a recuperação das florestas do país: “Buscamos no médio prazo ter nossas próprias florestas. A tendência é investirmos cada vez mais em restauração florestal”. 

Tag(s):

leroy merlin
carbon free
amigo da flroesta
conservador das águas
FSC
plantio simbólico