Seminário Frutos da Mata Atlântica busca valorizar espécies nativas

Seminário Frutos da Mata Atlântica busca valorizar espécies nativas

Categoria(s): Eventos

Publicado em 26/10/2022

No dia 19 de outubro aconteceu em Registro (SP), o XI Seminário Frutos da Mata Atlântica: o sabor da biodiversidade, reunindo dezenas de pessoas interessadas na produção de espécies nativas.

O objetivo do evento é difundir as frutas nativas do bioma mata atlântica. Apesar de serem nutritivas e regionalmente muito apreciadas, elas ainda são pouco conhecidas e comercializadas. Trata-se de espécies como araçá, uvaia, grumixama, cereja-do-rio-grande, cambucá, cabeludinha, guabiroba, araticum, dentre outras. Algumas delas já estão conquistando o mercado, como o cambuci e o fruto da palmeira juçara, também conhecido com o açaí da mata atlântica

Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde, fala de projetos agroflorestais desenvolvidos no Vale do Ribeira

Nesta edição do evento, feita de forma presencial, foram apresentados diversos aspectos relacionados às frutas nativas, como a experiência de um produtor rural em Juquitiba (SP); a política de inovação tecnológica do IPA; a relação das frutas com a avifauna; o uso de frutíferas nativas no paisagismo e um relato de projetos desenvolvidos pela Iniciativa Verde com agroflorestas na região do Vale do Ribeira. 

Também aconteceu uma pequena feira dos produtores locais, com produtos da sociobiodivedidade da região.

Feira de produtores locais

Resultado de parcerias, o evento proporciona o debate e a troca de experiências entre os produtores rurais, órgãos públicos, estudantes, pesquisadores e sociedade civil para a avaliar novas perspectivas deste mercado. 

A produção destas espécies nativas é um meio importante para valorizar, proteger e restaurar os recursos naturais. Elas são um componente importante nos sistemas agroflorestais, que são uma forma de uso da terra que pode gerar emprego e renda combinado aos benefícios para a biodiversidade e para o clima. 

Homenagem aos colaboradores que prestaram relevantes serviços à realização de 11 edições dos Seminários Frutos da Mata Atlântica

Neste sentido, a Rede Agroflorestal do Lagamar e Ribeira busca reunir os diversos atores interessados para reforçar políticas públicas e desenvolver mercados para os produtos na Mata Atlântica.

Esta edição do Seminário foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), com Associação dos Bolsistas Japan Internacional Cooperation Agency (ABJICA) – São Paulo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus Registro, Bunkyo de Registro da Raposa, Versta e Iniciativa Verde.

Tag(s):

mata atlântica
seminário
biodiversidade
eventos