10 passos para recuperar e proteger uma nascente

10 passos para recuperar e proteger uma nascente

Categoria(s): Arquivo, Plantando Águas

Publicado em 17/05/2019

Texto: Marina Vieira | Ilustrações: Daniel Miyazato

Nascentes são pontos protegidos por lei, e muitas vezes usados como fonte de captação de água para consumo nas casas. Sendo assim, é de extrema importância protegê-las. Apesar do Plantando Águas não trabalhar diretamente com essa técnica, na região de Sorocaba o projeto tem promovido oficinas baseadas no modelo Caxambu, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agrícola e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Funciona como um filtro e é um método vantajoso por ser muito barato, dispensar a limpeza constante da nascente, e protegê- la de contaminação e assoreamento, o que melhora a qualidade da água.

Para fazer, é preciso primeiro encontrar a nascente. Maneco Zago, técnico que está tocando as oficinas, recomenda fazer isso no período de seca, pois no chuvoso podem surgir fontes intermitentes, que irão secar assim que as chuvas acabarem.

Materiais

• Cano de 50 mm e cerca de um metro

• Pedaços de cano com cerca de 40 cm:

- Um de 100 mm (limpeza)

- Um ou mais de 25 mm (para captação, use maior se a vazão for grande)

- Um ou mais de 25 mm ou maior (ladrão)

• CAP para o cano de limpeza

• Retalhos de rede ou tela

• Cimento

Pronto! A nascente está protegida. Se quiser seguir a tradição do Maneco, aproveite a massa fresca para gravar um nome na nascente. A data também é uma boa ideia.

Manutenção

A cada seis meses você deve fazer a desinfecção da área, isto é, limpar as pedras e o interior da barragem com cloro, que vai matar possíveis bactérias e fungos que estejam lá. Para isso, primeiro abra o cano de limpeza e deixe esvaziar. Então, feche todos os canos, e adicione 200 ml de água clorada (água sanitária) no cano de desinfecção. Deixe agir por duas horas, e abra o cano de limpeza para esvaziar. Deixe encher mais uma vez, e esvazie de novo. Repita até sair o cheiro de cloro.

 

 

 

Tag(s):

plantando águas
água
nascente