Plantando Águas Lavras completa tratamento de efluentes em microbacia em Cajati

Plantando Águas Lavras completa tratamento de efluentes em microbacia em Cajati

Categoria(s): Plantando Águas

Publicado em 06/04/2021

Mantendo o foco na promoção de autonomia técnica dos participantes, o projeto Plantando Águas Lavras vem promovendo oficinas para construção de sistemas de tratamento de esgoto numa Unidade de Conservação no Vale do Ribeira desde agosto de 2019.

Jardins filtrantes e bioáguas, também conhecidos como vermifiltros, são algumas das técnicas utilizadas para complementar o saneamento básico de pequenas propriedades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Lavras, em Cajati-SP.

A comunidade de moradores tradicionais já havia recebido treinamentos e insumos para instalação de sistemas de tratamento de águas negras - efluente do vaso sanitário - pela edição anterior do Plantando Águas, e puderam agora dar um destino adequado também para as águas cinzas - efluente das pias e chuveiros - dos imóveis.

A RDS está situada numa única microbacia, o que faz com que as ações de saneamento tenham um impacto direto e mensurável na qualidade da água da região. Todas as dez famílias residentes foram contempladas pelo projeto.



Ainda estão previstos alguns mutirões de instalação de tecnologias e uma oficina de compostagem, no entanto as atividades presenciais estão suspensas temporariamente devido à pandemia de covid-19.

O Plantando Águas Lavras é um projeto da Iniciativa Verde e conta com patrocínio do Instituto Mosaic.

Tag(s):

saneamento
água
cajati
plantando águas