A muvuca das florestas

A muvuca das florestas

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 17/05/2019

Texto e fotos: Daniel Miyazato

Semeadura direta com calcareadeira.

O plantio de árvores normalmente acontece com mudas. A utilização destas plantas jovens garante um bom controle do posicionamento das espécies e a área logo toma os contornos de uma floresta.

A Iniciativa Verde está acostumada a plantar assim. No entanto, em janero deste ano, experimentou pela primeira vez a semeadura direta. A técnica consiste no lançamento de um coquetel de sementes - ou muvuca - sobre o solo. Uma forma de plantio que ecoa culturas indígenas da América Central.

A experiência ocorreu em uma propriedade rural de Piracicaba-SP, e contou com o auxílio técnico do Instituto Socioambiental (ISA), que já tem familiaridade com a muvuca. Desde então, os monitoramentos mostram que a área está bastante viçosa.

Nestes primeiros meses, as plantas arbustivas atuam como um “adubo verde”. Como explica Eduardo Malta, do ISA: “Servem para cobertura do solo, evitar a compactação, enriquecem a terra com matéria orgânica, propiciam associações com bactérias e fungos, garantindo o ciclo dos nutrientes e a melhora da umidade”. Esta etapa é fundamental para formar um microclima que favorece a germinação de espécies pioneiras, que sombrearão a área, formando uma paisagem de floresta, e não- -pioneiras, aquelas de crescimento longo, que se desenvolvem melhor ao abrigo do sol.

As sementes utilizadas pela Iniciativa Verde foram fornecidas pela pelas Redes de Sementes de Aracruz e do Vale do Ribeira. Elas contam com o apoio da técnico e experiência da Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX). Esta organização surgiu em 2007 e agrega coletores de comunidades indígenas e famílias de agricultores. Cláudia Araújo, uma das diretoras da Rede, conta que a ARSX começou justamente para atender uma demanda de sementes para plantio direto.

Ela fala que o planejamento para o plantio de muvuca demora ao menos 3 meses e depende da época de maturação de cada espécie de semente. Detalhe essencial para obter uma boa taxa de germinação e diversidade de espécies. O processamento das sementes é feito nas próprias comunidades de coletores.

Araújo destaca que, em cada hectare de plantio, há cerca de 60 a 90 espécies diferentes. O resultado esperado é uma paisagem de floresta com bastante diversidade. Uma característica importante da muvuca é esta similaridade com processos ecológicos naturais. O plantio direto promove a sucessão de crescimento de muitas espécies, desenvolvendo- -se de maneira mais parecida com uma floresta natural, em comparação com o uso de mudas.

A muvuca da Iniciativa deve dar origem a um Sistema Agroflorestal (SAF). Isso significa que a área também trará produtos, que poderão ser tanto consumidos quanto comercializadas pelos agricultores. O objetivo dos SAFs é agregar ainda mais valor à floresta e aumentar as fontes de renda da propriedade rural.

 

Tag(s):

muvuca
semeadura direta
sementes
restauração florestal