Há 12 anos, Iniciativa Verde realizava projeto pioneiro para implantação de agroflorestas

Há 12 anos, Iniciativa Verde realizava projeto pioneiro para implantação de agroflorestas

Categoria(s): Institucional

Publicado em 21/11/2023

Em 2024, a Iniciativa Verde completará 18 anos. Nestas quase duas décadas de existência, a instituição mobilizou um sem-número de pessoas, famílias, governos e organizações parceiras — públicas e particulares. O resultado de todo este esforço pode ser visto nas florestas e projetos agroecológicos cultivados até hoje.

Para celebrar esta trajetória e lançar um olhar em perspectiva com a experiência acumulada, convidamos a todas e todos a revisitar conosco antigos projetos, fazendo uma retrospectiva que culminará em um relatório comemorativo.

Participante do projeto cuidando de sua horta. Assentamento 232 de Maio, 2012.

Hoje, falamos sobre o primeiro projeto da Iniciativa desenvolvido para comunidades rurais. Financiado pelo Fundo Itaú Ecomudanças, o trabalho tinha como objetivo estimular práticas agroecológicas no Assentamento 23 de Maio, administrado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no município de Itapetininga (SP).

A implantação de agroflorestas produtivas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RL), conforme previsto na legislação para áreas de agricultura familiar, foi uma ação pioneira para a Iniciativa Verde.

Visita a áreas de agrofloresta do projeto, 2015.

Entre 2011 e 2012, 10 hectares de agroflorestas foram implementados. Atividades de formação com agricultores, para transição a práticas mais sustentáveis, também foram desenvolvidas. A experiência envolveu 17 famílias e contou com o apoio do Incra e do Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Sorocaba).

Por sua vez, a Iniciativa Verde se beneficiou com um importante acúmulo para empenhar projetos vindouros, como o Plantando Águas, que também tinha em escopo ações de desenvolvimento rural sustentável.

Tag(s):

ecomudanças
itaú
agroflorestas
retrospectiva
18 anos