Iniciativa Verde recebe certificado de participação no Programa Nascentes

Iniciativa Verde recebe certificado de participação no Programa Nascentes

Categoria(s): Arquivo, Programa Nascentes

Publicado em 30/10/2015

O reconhecimento pelo trabalho exercido só fortalece os propósitos e os caminhos trilhados pela organização. Terça-feira (27), durante a 1ª Oficina do Programa Nascentes, a Iniciativa Verde recebeu pelas mãos da Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, o certificado de participação no Programa Nascentes – que busca auxiliar a recuperação de florestas em volta de rios e nascentes por meio de diferentes iniciativas e financiamentos. Umas delas é a possibilidade de conversão de obrigações assumidas por empresas em processos de licenciamento ambiental para financiar projetos de recuperação florestal.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, mais de trezentas pessoas compareceram ao evento. Onde os organizadores do programa e os participantes, empresas e organizações da sociedade civil, palestraram sobre como participar relatando experiências, dificuldades e expondo propostas de aperfeiçoamento. Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde, por exemplo, expôs falou sobre a contribuição das florestas para serviços ambientais, como a água e a fixação de carbono, mitigando as mudanças climáticas. Um ponto em destaque é a necessidade de maior transparência quanto às obrigações assumidas em processos de licenciamento, que podem constituir um meio importante para financiar a recuperação florestal. Foi reforçada também a importância de se ampliar a comunicação do Programa Nascentes, que em sua essência depende do envolvimento dos diversos setores da sociedade.

Ele também expôs o interesse dos pequenos proprietários rurais em participar do programa. Em Joanópolis, interior de São Paulo e município localizado dentro do Sistema Cantareira, mais de 20 proprietários se cadastraram para recuperar a floresta. “Os agricultores estão ansiosos. Toda vez que vamos à cidade eles perguntam quando será a vez deles de recompor as suas nascentes”, contou Resende.

Em Joanópolis, quatro hectares de Mata Atlântica foram plantados na propriedade do casal Dona Osmarina e Seu Acácio que também receberam certificado durante o evento. A Move, responsável pela Linha 6 do Metrô de São Paulo, financiadora desse plantio para compensar parte dos impactos de suas obras na capital, tiveram o seu certificado.

Por enquanto, a Iniciativa Verde tem projetos aprovados na Prateleira de Projetos do Programa Nascentes que somam mais de 16 hectares disponíveis para plantio. Além destes, ainda estão em fase de cadastramento mais dezenas de hectares.

Para mais informações sobre o programa: http://www.ambiente.sp.gov.br/programanascentes.

Foto: Secretaria do Meio Ambiente (SMA)

 

Tag(s):