Encontro Restaura Vale do Paraíba do Sul avança nos debates sobre restauração florestal na região

Encontro Restaura Vale do Paraíba do Sul avança nos debates sobre restauração florestal na região

Categoria(s): Eventos

Publicado em 19/12/2022

A Iniciativa Verde, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), está desenvolvendo o Plano Diretor de Restauração Florestal do Vale do Paraíba do Sul. Neste sentido, durante os dias 07 e 08 de dezembro foi realizado o encontro Restaura Vale do Paraíba do Sul, cujo objetivo era o compartilhamento de conhecimento, debate e difusão de experiências de restauração.

Sediado em Cruzeiro (SP), o encontro contou com uma comissão de organização composta por membros do poder público e sociedade civil, reunindo diversos atores da cadeia de restauração. 
No primeiro dia, foram realizadas visitas de campo em áreas de restauração ecológica. Apesar da chuva, foi possível apresentar diferentes técnicas de implantação de sistema agroflorestal, semeadura direta e de plantio total com condução de regeneração.

Seu Alencar, proprietário parceiro da Iniciativa Verde, fale de experiência com restauração florestal

Thales Ferreira, da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, mostrou em detalhes diversas soluções para o plantio e manutenção de agroflorestas, tirando dúvidas dos participantes.

Também no mesmo dia, seu Alencar, dono de uma propriedade em Piquete (SP), onde estão localizadas áreas de restauração florestal da Iniciativa Verde, recebeu o evento para apresentá-las. O temporal impediu a visita completa, porém ótimas discussões foram feitas a respeito do tema da restauração, principalmente sobre o papel central dos proprietários rurais neste processo.

Thales Ferreira, da Rede Agroflorestal do Vale do Paraíba, apresenta sistema agroflorestal

As atividades de campo aqueceram os ânimos para o dia seguinte, quando foram organizadas mesas de debate temáticas, em dinâmica de World Café.

“Evento muito produtivo, envolvendo várias instituições do Vale do Paraíba, do sul de Minas e até do sul fluminense”, conta Fabiano Collard, do Sindicato Rural de Cruzeiro. De fato, viram-se participantes de 16 municípios da bacia do Vale do Paraíba e de 7 municípios de fora dela. Para Collard, ficou claro durante os debates que tanto a produção e coleta de sementes quanto a mobilização junto aos produtores rurais são os dois maiores desafios para alavancar e dar escala para restauração florestal na região.

Abertura do segundo dia de evento

A presença de um grupo bastante heterogêneo de participantes enriqueceu as conversas e contribuiu para debates como estes, destaca Bruno Amaral, analista ambiental da Iniciativa Verde.

O produtor rural, Hélio Neves, que veio de Santa Branca (SP), sublinha a importância do poder público para engajar mais proprietários: “O Plano deve ser pensado para atingir o maior número de produtores, não apenas os mais mobilizados de pronto. Por isso, acho que é importante pensar políticas que deem conta de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), remuneração por recuperação de áreas degradas... porque acho que isso que vai fazer um movimento amplo e generalizado”, argumenta seu Hélio.

Roda de debate em World Café. Encontro foi sediado na Pousada Flor da Serra

Os temas abordados forma desde a captação de recursos até riscos para a restauração ecológica, passando, por exemplo, por metodologias de monitoramento. Ao todo, foram seis temáticas principais norteando os debates sobre as experiências, desafios e possibilidades para a restauração ecológica no Vale do Paraíba do Sul. 

Tag(s):

vale do paraíba
fehidro
restauração
eventos