Casa Da Mata Atlântica durante a COP30 reforça mensagem: sem sua restauração, não há futuro climático para o Brasil

Casa Da Mata Atlântica durante a COP30 reforça mensagem: sem sua restauração, não há futuro climático para o Brasil

Categoria(s): COP, Eventos

Publicado em 13/11/2025

Por Reinaldo Canto, direto de Belém

Durante a COP30, em Belém, enquanto as atenções globais se voltam para a Amazônia, outro bioma brasileiro — igualmente vital e ameaçado — ganha espaço e voz. A Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) inaugurou ontem a Casa da Mata Atlântica, um espaço dedicado à ciência, arte, cultura e política, instalado na Universidade da Amazônia (Unama), no bairro Umarizal.

Com mais de 150 organizações filiadas inclusive a Iniciativa Verde, a RMA leva à conferência uma mensagem clara: sem a conservação e restauração da Mata Atlântica, o Brasil não terá um futuro climático possível.

A cerimônia de abertura foi marcada por um clima de engajamento e emoção. João de Deus Medeiros, coordenador da RMA, leu uma carta pública em defesa de investimentos e apoio à recuperação do bioma, reforçando o apelo à ação concreta por parte de governos, empresas e sociedade civil.

Na mesa de abertura estiveram presentes os deputados Nilto Tatto e Ivan Valente, o economista e professor da Unama João Cláudio Arroyo, a coordenadora da RMA Tânia Martins e o secretário-adjunto de Biodiversidade Carlos Eduardo Marinelli.

O bioma que um dia cobriu mais de 1,3 milhão de km² do território nacional hoje já perdeu cerca de 70% de sua cobertura original, concentrando o maior número de espécies ameaçadas de extinção no país. Ainda assim, é nele que se encontra a maior parte da população brasileira e as principais bacias hidrográficas.

A Casa da Mata Atlântica funcionará de 12 a 15 de novembro, com programação gratuita e aberta ao público, reunindo ambientalistas, pesquisadores, gestores, lideranças comunitárias e artistas. O espaço busca ressaltar a interdependência entre os biomas brasileiros e o papel essencial da Mata Atlântica no equilíbrio climático, na segurança hídrica e no bem-estar social.

O presidente da Iniciativa Verde, Roberto Resende esteve presente à inauguração da casa e neste dia 13 irá participar de uma mesa falando dos projetos da organização e a importância dos restauros florestais na Mata Atlântica e no Cerrado. Acompanhe a programação ao vivo pelo YouTube da Unama.


Serviço — Casa da Mata Atlântica na COP30 
  
Local: Universidade da Amazônia (Unama) – Campus Alcindo Cacela, bairro Umarizal, Belém (PA) 
Período: de 12 a 15 de novembro 
Horário: das 9h às 20h 
Entrada: gratuita e aberta ao público 
Programação completa: disponível no perfil da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) nas redes sociais e no site www.rmam.org.br 

Tag(s):

cop30
cop de belém
cop
RMA
rede de ongs
mata atlântica