Começa a elaboração do Plano Diretor de Restauração para o Vale do Paraíba do Sul

Começa a elaboração do Plano Diretor de Restauração para o Vale do Paraíba do Sul

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 20/06/2022

Foi dada a largada para a elaboração do plano que pretende orientar os caminhos da restauração florestal e da recuperação ambiental na porção paulista do Vale do Paraíba do Sul.

A primeira atividade presencial de construção do Plano Diretor (PD) de Restauração para a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) 02 - Vale Paraíba do Sul aconteceu na última semana, em Taubaté. Organizações envolvidas no projeto se reuniram para discutir os primeiros passos, metodologias e diretrizes do PD, que vai abranger um território de 34 municípios no interior de São Paulo e conta com apoio do Comitê de Bacia e recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FEHIDRO). 


Representantes das organizações envolvidas no projeto se reúnem em Taubaté, SP. Foto: Maria Cecília Wey de Brito.

Sobre o projeto

A Iniciativa Verde iniciou as articulações para a execução do PD abrindo processos de seleção pública para organizações locais e regionais integrarem a equipe.

O processo resultou na escolha do Instituto Ekos Brasil em parceria com o Corredor Ecológico do Vale do Paraíba como organizadores das informações e responsáveis pela consolidação do Plano. Também foram escolhidas cinco organizações locais para realização de pesquisas e levantamentos de dados que irão subsidiar o Plano Diretor de Restauração. São elas: Akarui, Instituto H&H Fauser, Serra Acima Associação de Cultura e Educação Ambiental, Sindicato Cruzeiro e Suinã - Instituto Socioambiental.

Serão 18 meses de trabalho que devem resultar tanto num levantamento do histórico das iniciativas de restauração florestal no Vale Paraíba do Sul, quanto apontar caminhos para continuidade e ampliação das atividades de restauração. O objetivo é fortalecer e ampliar competências locais e regionais para a multiplicação de tais iniciativas.

Tag(s):

fehidro
vale do paraíba do sul
plano diretor de restauração