45º SPFW compensa a emissão de 30,68 toneladas de carbono com plantio de árvores na Amazônia

45º SPFW compensa a emissão de 30,68 toneladas de carbono com plantio de árvores na Amazônia

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 02/05/2018

O maior evento de moda do Brasil irá compensar mais uma vez suas emissões de carbono com a ONG Iniciativa Verde. A 45ª edição do São Paulo Fashion Week, que aconteceu de 21 a 26 de abril, vai financiar o plantio de 194 árvores na região da floresta Amazônica. A quantidade é resultado do cálculo feito pela organização, seguindo padrões internacionais, do montante necessário para sequestrar as 30,68 toneladas de CO2 equivalente emitidas pelas atividades do evento.

Esta é a 17ª edição do SPFW que tem suas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) compensadas pelo programa Carbon Free. Desde a primeira, feita em 2007, já foram mais de 44 mil mudas plantadas, em cinco estados e dois grandes biomas - Amazônia e Mata Atlântica.

“A Iniciativa Verde trabalha para maximizar os serviços socioambientais prestados pelas árvores plantadas. Na Amazônia, o programa tem parceria com o IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e promove a recuperação de Áreas de Preservação Permanente de assentamentos rurais do Pará, uma região que sofre muita pressão pela expansão da fronteira agrícola”, explica Lucas Pereira, diretor da Iniciativa Verde. “E a Mata Atlântica, que abriga e abastece quase 70% da população brasileira, possui apenas 10% de sua cobertura original”, completa.

O Carbon Free alia a recuperação florestal com a proteção de áreas importantes, como nascentes de rios, reservas legais e corredores ecológicos. Um dos primeiros programas de compensação de emissões de carbono do Brasil, tem doze anos de existência e mais de 380 hectares de floresta recuperados.

Para ver as áreas de plantio do SPFW e outros participantes, acesse https://www.iniciativaverde.org.br/programas-e-projetos-carbon-free.php