Abrasce se torna a 1° associação Carbon Free do Brasil

Abrasce se torna a 1° associação Carbon Free do Brasil

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 12/06/2017

A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) é a primeira associação brasileira a integrar o programa “Carbon Free”, que tem o objetivo de equilibrar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) por meio da recuperação florestal. A ação, em parceria com a ONG Iniciativa Verde, visa mensurar e compensar o envio de carbono decorrente das operações da entidade. No total, a Abrasce financiará o plantio de 800 árvores nativas na Amazônia para a compensação de GEE relativa à 2016.

A parceria reforça o objetivo da associação em realizar ações efetivas de impacto socioambiental, assumindo um papel cada vez mais responsável e sustentável. “Mais importante do que compensar as emissões de carbono é seguir com projetos como esse para honrar o nosso compromisso com o meio ambiente. Essa é uma ação que não queremos apenas promover, mas também estimular. Deve ser um exemplo a ser seguido tanto pelos nossos associados como por toda a sociedade. E a ideia é neutralizar a nossa emissão de gases de maneira contínua, com ações perenes e de longo prazo“, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Na primeira fase, o projeto da Abrasce prevê a recuperação de uma área de 4.700 m², que possui uma média de 50 espécies nativas por hectare. Toda ação segue os critérios legais e científicos dispostos no Protocolo Carbon Free.

Além de mitigar o aquecimento global e preservação da biodiversidade, plantar árvores nativas proporciona inúmeros benefícios para a sociedade, como a geração de empregos rurais. “Essas florestas não só valorizam a área como podem ser consideradas fontes econômicas alternativas, estimulando o turismo, por exemplo. Acreditamos que a ação da Abrasce possa ser um exemplo para que o setor de Shoppings Centers seja uma referência em sustentabilidade no Brasil”, explica Lucas Pereira, diretor da Iniciativa Verde.

O plantio de árvores nativas também ajuda diretamente o ambiente já que evita erosão, melhora a qualidade do ar e o clima local, fornece abrigo e alimento para os animais e ajuda a manter a água limpa e com melhor qualidade. A escolha por começar pela Floresta Amazônica não foi aleatória, já que, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, o desmatamento no local cresceu 30% em 2016.

ABRASCE
Fundada há 40 anos, a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) atua para fortalecer o desenvolvimento do setor, defender os interesses de seus associados e colaborar para a disseminação de dados e levantamentos de mercado. Com mais de 400 associados, a entidade promove encontros, eventos e cursos para garantir a qualidade nos serviços prestados pelos empreendimentos e discutir tendências do setor.

ONG Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma organização ambientalista com experiência na recuperação de florestas nativas. Até hoje, já plantou mais de 1,6 milhões de árvores nativas e desenvolveu diversas ações relacionadas à melhoria de serviços ecossistêmicos. É uma ONG que faz política pública e também presta serviços como essas recuperações ambientais. Ela também faz inventário de emissões de carbono e realiza projetos de proteção às águas e de auxílio aos proprietários rurais.

Entre os patrocinadores de projetos em andamento ou já realizados estão: Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo Brasileiro para a Diversidade (FUNBIO), Caixa Seguros, Instituto HSBC, Fundo Ecomudança do Banco Itaú. A organização foi uma das primeiras a participarem do Programa Nascentes já plantando em propriedades privadas e Unidades de Conservação (UCs).