Experiências de SAF do PDRS no Estado de São Paulo

Experiências de SAF do PDRS no Estado de São Paulo

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 04/02/2019

 

Por: Neide Araujo

Assessoria da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais

O Entre 2012 e 2017 foram implantados 600 hectares de sistemas agroflorestais – SAFs no Estado de São Paulo, envolvendo 607 agricultores familiares. A Secretaria do Meio Ambiente buscou com a proposição dessa política pública estimular e gerar conhecimentos sobre atividades econômicas sustentáveis que viabilizassem a restauração produtiva, com geração de trabalho e renda, consolidando uma alternativa para a adequação dos imóveis à legislação ambiental vigente.

Os SAFs foram feitos por meio de projetos concebidos e propostos por associações e cooperativas de agricultores familiares e por ONGs, com diferentes graus de envolvimento dos agricultores. Sua execução gerou resultados e aprendizados nas mais variadas dimensões: transformações das paisagens locais anteriormente ocupadas principalmente por pastagens; maior infiltração das águas nos solos; melhoria dos solos; redução da erosão; fortalecimento da infraestrutura física e de gestão das organizações; capacitações; montagem e ampliação de redes de parcerias locais e também no nível estadual de apoio aos SAFs.

Análises preliminares do monitoramento econômico-financeiros apontam que para agricultores com maior dedicação aos sistemas, da ordem de 12 horas por semana ou mais, e com canais de escoamento da produção, as receitas alcançam de R$ 4.000 a R$17.500 reais ao ano para 1 hectare.

Os principais desafios para a expansão dos SAFs são o acesso a recursos financeiros, a assistência técnica e a comercialização dos produtos. A necessidade de desenvolvimento de mercados locais e regionais torna a compra de alimentos provenientes dessa forma de produção uma catalisadora de benefícios e externalidades ambientais e sociais positivas e cada um dos consumidores um agroflorestador potencial.