Iniciativa em São Carlos

Iniciativa em São Carlos

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 26/02/2014

A Iniciativa Verde sempre teve uma relação muito estreita com o município de São Carlos, muitos são os fatores que aproximam a instituição da cidade. Dois dos quatro fundadores são são-carlenses de nascimento; nosso atual presidente, Magno Botelho Castelo Branco, cursou toda a sua carreira acadêmica na UFSCAR; foi lá que realizamos nossos primeiros restauros florestais (como o Sítio Santa Maria retratado no último post); por fim, fazemos questão de, em todas as temporadas de plantio, destinar parte das árvores dos programas Carbon Free e Amigo da Floresta para “Sanca”.

Os dois primeiros fatos são até certo ponto inexoráveis e bem anteriores a fundação da Iniciativa Verde, já os últimos dois estão incorporados no nosso cerne e seu sucesso está intimamente ligado a dedicação de uma pessoa ao restauro florestal, o Administrador Flávio Marchesin.

Como o próprio Flávio diz, ele começou a trabalhar com meio ambiente por acaso, quando “pescou” em uma loja insumos agrícolas que uma pessoa de São Paulo (Osvaldo Stella, um dos fundadores da Iniciativa) procurava alguém para plantar árvores nativas no seu sítio, prontamente se ofereceu. Mas foi por seus próprios méritos que ele continuou trabalhando. O que começou com 5.211 árvores no longínquo ano de 2006 se transformou no Projeto Amigos Do Ribeirão Feijão. Hoje as atividades de educação ambiental do Programa Amigo da Floresta são realizadas pelo Flávio e sua equipe no Sítio São João, que também recebeu nossas árvores na temporada de plantio de 2006. O site do projeto (no link acima) foi colocado no ar nesta semana e a história que eu contei está muito mais detalhada e escrita pela equipe do projeto.

Visitem o site e naveguem pelas águas do Ribeirão Feijão.

Pedro de Sá, Biólogo do Departamento Florestal da Iniciativa Verde.