Iniciativa Verde compensa as emissões de carbono do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Iniciativa Verde compensa as emissões de carbono do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 24/02/2014

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de abril, será realizado em Brasília o II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais. O evento irá contar com a presença, entre outros, de ministros, prefeitos e empresários. O objetivo é promover a troca de experiências e contribuir para o aperfeiçoamento das gestões dos governos locais por meio da construção coletiva de uma agenda que priorize o desenvolvimento local sustentável.

Já que o encontro tem como foco o desenvolvimento sustentável, uma medida tomada pelos organizadores foi fazer a compensação das emissões dos gases de efeito estufa geradas pelo evento. A ONG Iniciativa Verde calculou o impacto ambiental do encontro e, para compensar, plantará 165 árvores nativas da Mata Atlântica.

Um dos principais impactos analisados pela Iniciativa Verde é o causado pelas viagens aéreas, em razão dos altos índices de combustíveis fósseis consumidos por esse meio de transporte.


Sobre o Selo Carbon Free

O Selo Carbon Free atesta que determinada atividade teve suas emissões de gases de efeito estufa inventariadas (utilizando a metodologia GHG Protocol) e compensadas por meio de restauro florestal de Mata Atlântica. A metodologia do programa excede as exigências da Resolução 30, de 14 de maio de 2009 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que estabelece orientação para projetos voluntários de reflorestamento para compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Empresas, produtos ou eventos que aderem ao programa recebem o selo que pode ser utilizado em sua comunicação e publicidade, bem como, um certificado com o número de árvores que foram plantadas e a quantidade de gases de efeito estufa compensadas.