Município de Extrema faz inventário de carbono com a Iniciativa Verde

Município de Extrema faz inventário de carbono com a Iniciativa Verde

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 10/02/2017

O município de Extrema, Minas Gerais, contratou a Iniciativa Verde para fazer o seu inventário de gases de Efeito Estufa. Segundo o estudo, a cidade emite 131.931 tCO2e. O resultado mostra que as emissões da cidade estão concentradas na indústria, principalmente, devido ao consumo de gás natural e diesel. Agora que os administradores de Extrema descobriram quais áreas emitem mais gases responsáveis pelo aquecimento global, podem diminuir ainda mais seu impacto ambiental. Baixe aqui!

Os dados usados como referência são de 2014: 46%, emitido por transportes, 38% por energia estacionária (consumo de gás natural e gás liquefeito de petróleo); e 16%, por resíduos. Isso demonstra uma importante característica do município, ser relevante para a indústria. Junto ao valor da indústria para Extrema, está o respeito ao meio ambiente. “O DNA do município já está marcado pelas questões ambientais há muito tempo”, diz Lucas Pereira, diretor técnico da Iniciativa Verde.

“O Inventário consolida e solidifica as ações de adaptação baseadas em ecossistemas implementadas pelo município pelo Projeto Conservador das Águas. O próximo passo será a elaboração de um Plano de Ação para a redução das emissões de Extrema”, completa. A cidade já é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em restaurar e preservar o meio ambiente por meio do citado Projeto Conservador das Águas, que mantém a qualidade dos mananciais restaurando e conservando suas florestas, prevê pagamento aos proprietários rurais envolvidos na recuperação e conservação do bem.

O inventário foi finalizado em 2016 e realizado com o emprego da metodologia Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emission Inventories (GPC), criada pelas organizações ICLEI-Local Governments for Sustainability (ICLEI), the World Resources Institute (WRI) e C40 Cities Climate Leadership Group (C40) com a colaboração do Banco Mundial, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT).

Sobre a Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas. A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e recomposição florestal.