Novo projeto Plantando Águas será patrocinado pela Petrobras

Novo projeto Plantando Águas será patrocinado pela Petrobras

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 20/02/2014

O Projeto Plantando Águas elaborado pela ONG Iniciativa Verde em parceria com cerca de 20 instituições foi aprovado em abril deste ano pelo Programa Petrobras Ambiental. Ele tem como objetivo adequar propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece o “novo” Código Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. O projeto deverá ser colocado em prática já no próximo semestre e contará com patrocínio da Petrobras por dois anos. Aproximadamente, 200 famílias serão beneficiadas diretamente nos municípios de Iperó, Itapetininga, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora e São Carlos.

Com o Plantando Águas, a Iniciativa Verde e seus parceiros pretendem recuperar 50 hectares de áreas de preservação permanente (APPs) de Mata Atlântica, executar 24 hectares de sistemas florestais produtivos e implementar mais de 140 módulos de saneamento. Por fim, o projeto visa encaminhar a adequação ambiental de pelo menos 85 imóveis, fazendo a inscrição destes no Cadastro Ambiental Rural (CAR) criado pelo “novo” Código Florestal.

Essas atividades serão desenvolvidas em áreas onde vivem agricultores familiares, situadas em bairros rurais (em Piedade e São Carlos), em assentamentos de reforma agrária (em Iperó, Itapetininga, Porto Feliz e São Carlos) e em uma comunidade remanescente do quilombo (Cafundó, em Salto de Pirapora).

 

Educação ambiental

Além disso, o projeto terá um espaço reservado para educação ambiental voltada a crianças e demais interessados, no município de São Carlos, e produzirá material educativo sobre o tema – aliás, a maioria desse material também será disponibilizada on-line. O público direto previsto para as ações de educação ambiental é de 2.500 alunos do ensino fundamental.

Os agricultores poderão participar de oficinas gratuitas sobre saneamento, monitoramento da água, agroecologia (que aborda a prática da agricultura com respeito à biodiversidade) e legislação florestal. Após as oficinas, os interessados contarão com a ajuda do projeto para colocar essas atividades em prática.


Resultados

Ao final do projeto, os agricultores familiares e quilombolas participantes terão saneamento, conseguirão acompanhar a qualidade da água que corta as propriedades, poderão retirar proventos de uma agricultura menos agressiva à biodiversidade brasileira e terão as propriedades adequadas ao “novo” Código Florestal.


Parceiros do projeto:

Amigos do Ribeirão Feijão; Instituto de Terras de São Paulo (ITESP); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); SAAE Serviço Autônomo de Águas de São Carlos; Prefeitura de São Carlos; ETEC Escola Técnica Estadual de Piedade; Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/ Sorocaba); Prefeitura de Piedade; Cooperativa Mista de Agricultores, Apicultores, Pecuaristas e Pescadores de Porto Feliz (Comapre); Cooperativa de Produção e Prestação de Serviços dos Assentados e Pequenos Agricultores de Porto Feliz (Coopap); Associação dos Remanescentes de Quilombo Kabundu do Cafundó; Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar São Jorge (Coopas), Iperó; Associação Amigos Produtores Rurais de Itapetininga; Programa de Educação Ambiental Amigos do Ribeirão Feijão São Carlos.