Potencial de mercado para frutas nativas da Mata Atlântica é tema de seminário

Potencial de mercado para frutas nativas da Mata Atlântica é tema de seminário

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 22/10/2018

No dia 8 de novembro, ocorrerá no município de Registro-SP o 7º "Seminário Frutos da Mata Atlântica - o sabor da biodiversidade". O evento tem por objetivo de difundir frutas comestíveis desse bioma que são conhecidas, saborosas, nutritivas e tradicionalmente muito apreciadas, porém ainda não são comercializadas: araçá, uvaia, grumixama, cereja-do-rio-grande, cambucá, cabeludinha, guabiroba, araticum e fruta-do-conde. Algumas frutas já estão conquistando o mercado, como o cambuci, graças às iniciativas como a Rota do Cambuci.

Nesta sétima edição, o seminário tem como foco o relato e a discussão de experiências em produção de frutos da Mata Atlântica, incluindo palmeira-juçara, seu processamento, comercialização e nutrição.

O evento, criado em 2012, cresceu e hoje proporciona o debate a troca de experiências entre os produtores rurais que já trabalham com esses produtos e órgãos públicos envolvidos para avaliar as novas perspectivas deste mercado. De acordo com o pesquisador científico do Instituto Florestal Miguel Luiz Menezes Freitas, a melhor forma de conservar uma espécie é promover o seu uso.

Alguns desdobramentos que se deram a partir das edições dos anos anteriores merecem ser destacados, como o aumento das pesquisas com essas espécies e a adoção do fruto de juçara na merenda escolar do município de Sete Barras-SP.

O evento é realizado pelo Instituto Florestal em parceria com Associação dos Bolsistas JICA-São Paulo-ABJICA, Fundação Florestal, UNESP-Registro, Bunkyo (ACNBR), Associação Nipo-Brasileira do Bairro da Raposa e Versta; com o apoio de JICA, CooperCentral VR, CETESB/CBRN, Associação do Desenvolvimento Comunitário do Bairro do Rio Preto, Prefeitura Municipal de Registro, Prefeitura Municipal de Sete Barras, COMTUR, CATI, Iniciativa Verde, Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB).

Clique aqui para se inscrever!

SERVIÇO:

Local: BUNKYO DE REGISTRO
Rua Nakatsugawa, 165 Vila Tupi
Registro, SP - CEP: 11900-000
Telefone: (13) 3822-4144 / 2865

Data: 08/11/2018
Hora: 8h às 16h


ENTRADA FRANCA


Mais informações: Tel: (11) 2231-8555 / ramal 2004 - sctc@if.sp.gov.br