Um restauro florestal visto pelo Google Earth

Um restauro florestal visto pelo Google Earth

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 26/02/2014

O Google Earth é um programa de computador desenvolvido e distribuído pela empresa americana Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa é similar, embora mais complexo, ao serviço também oferecido pelo Google conhecido como Google Maps.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as imagens do Google Earth não são exibidas em tempo real. As imagens são atualizadas ao longo do tempo, às vezes com muitos anos de diferença entre uma imagem e outra. Por nossa sorte, um de nossos primeiros restauros florestais teve a imagem atualizada recentemente.

Trata-se do restauro realizado em São Carlos (SP) no final de 2006. O programa apresenta uma imagem de junho de 2005 e uma nova imagem de outubro de 2010; ou seja, temos como verificar o antes e o depois desta área. E o mais interessante é que qualquer pessoa pode fazer isto de sua própria casa, sem gastar nenhum centavo. Veja os passos para “ver a mata crescer”:

  1. Faça o download do programa Google Earth. Isto pode ser feito pelo site: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/download/ge/agree.html;
  2. Instale o programa em seu computador;
  3. No canto superior esquerdo, na aba “Voar para”, digite as coordenadas geográficas deste restauro (-22.155° -47.848°) e aperte enter;
  4. O programa vai te levar até a área do restauro, mostrando a seguinte imagem:
  5. Clique no botão na barra superior do programa (Mostra imagens históricas);
  6. Ao aparecer a linha do tempo, clique duas vezes na seta à esquerda e veja como era a área antes do restauro florestal realizado pela Iniciativa Verde. A seguinte imagem será exibida:

A mata mais escura, que pode ser vista na primeira imagem, representa as árvores plantadas pela Iniciativa Verde, que hoje já ultrapassam os 4 metros de altura. Conforme mais imagens forem atualizadas pela equipe do Google, mais áreas de restauro poderão ser monitoradas por toda a população. É a tecnologia a favor do meio ambiente!