A participação da Iniciativa Verde no IV Congresso Internacional sobre Pagamento por Serviços Ambientais

A participação da Iniciativa Verde no IV Congresso Internacional sobre Pagamento por Serviços Ambientais

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 24/02/2014

Denise Clark*

Neste texto compartilho como foram meus dois dias no congresso sobre Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que aconteceu nos dias 26 até 29 de novembro, em São Paulo.

O primeiro dia foi bacana, mas sozinha e sem conhecer muita gente priorizei as palestras. Eu não tinha noção da quantidade de iniciativas de PSA que estão pipocando pelo país nos mais variados formatos de implantação. Algumas delas são realmente muito interessantes e bastante inovadoras e acredito que valeria a pena a gente pesquisar um pouco mais sobre elas para que sirva de reforço ao nosso projeto Carbono Seguro.

Já o segundo dia, com o apoio do Reinaldo Canto e da Isis Nóbile Diniz, ambos da nossa área de comunicação, e contando também com o presidente da organização Roberto Rezende e do Pedro Barral, coordenador de florestas, foi bem mais produtivo em termos de contatos.

O nosso pôster fez o maior sucesso. Realmente, ele chamou a atenção das pessoas e muita gente parou para ler, muitos se interessaram e perguntaram por maiores detalhes sobre o projeto. Alguns até mesmo me procuraram para simplesmente elogiá-lo. Além de comentarem que estava muito bonito, o pôster foi elogiado por explicar muito bem o contexto, a estrutura e as lições associadas à nossa primeira experiência piloto em PSA, o projeto Carbono Seguro. Fiquei muito feliz com o resultado desse trabalho.

Destaque também para a presença da Alexandra Andrade da Oikos que esteve com a gente. O apoio da Oikos têm sido decisivo para o desenvolvimento do nosso projeto de PSA.

Com relação aos contatos que eu fiz, estão os de parcerias antigas e de possíveis novos parceiros que conhecem e respeitam a seriedade de nosso trabalho. Portanto, são muito boas as chances de essas primeiras conversas renderem bons frutos. Nós iniciamos conversas também com outras ONGs como o pessoal do Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA) e do Instituto Ecofuturo sobre a possibilidade de colaboração e sinergias.

Finalmente, um assunto de menor relevância para fechar este texto: o Pedro Barral, responsável pelo planejamento e coordenação das atividades florestais da Iniciativa Verde, presenciou o meu momento de tiete quando o Stefano Pagiola, economista do Banco Mundial, veio até o nosso pôster e tive o prazer de conversar com ele! Sou fã de seu trabalho desde 2006, quando comecei a estudar economia ambiental na graduação e a citar seus estudos.

Enfim, existem boas possibilidades de darmos continuidade aos contatos que iniciamos no congresso. Bastará para isso arregaçarmos as mangas e irmos à luta!

*Analista do Departamento de Inventários.