Retrospectiva 2022 da Iniciativa Verde

Retrospectiva 2022 da Iniciativa Verde

Categoria(s): Eventos, Institucional

Publicado em 22/12/2022

2022 foi um período de muitas atividades e novas frentes de trabalho para a Iniciativa Verde. Desde o início do ano, já firmamos parceria com Fundação Grupo Boticário para restauração florestal no Paraná. O projeto Movimento Viva Água tem como objetivo melhorar a qualidade e disponibilidade hídrica da Bacia do Rio Miringuava, região metropolitana de Curitiba.

Em março, houve a implantação de uma área piloto com a Sociedade Chauá. Em novembro, iniciamos a implantação das demais propriedades junto a ECOTEC. Até o momento, foram plantadas 7627 mudas nativas em 6,9 hectares. Acreditamos que ainda serão plantadas 1500 mudas. A estimativa de finalização da implantação é de janeiro de 2023.

Evento com proprietários rurais da região para apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre o projeto Movimento Viva Água

Dentro dos debates sobre políticas públicas para o meio ambiente, em maio, o presidente da Iniciativa Verde, Roberto Resende, participou de debates sobre controvérsias jurídicas do Código Florestal, numa mesa que faz parte de uma série de eventos que marcam os 10 anos da nova versão da Lei de proteção da vegetação nativa.

Outro pilar da organização também é o fomento a programas de ensino e pesquisa. Neste sentido, ainda em maio, as primeiras florestas da Iniciativa Verde serviram de amostragem para o grupo de pesquisa NewFor. Este time científico atua na análise de áreas de restauração florestal e está sob a alçada da Esalq/USP em parceria com a NWO (Conselho de Pesquisa Holandês na sigla inglesa).

Equipe da Iniciativa Verde e NewFor na primeira área de restauração florestal do programa Carbon Free, no Sítio São João, em São Carlos (SP)

O fortalecimento de cadeias de reflorestamento é um dos temas mais caros para a Iniciativa Verde. Neste contexto, atendendo a uma demanda de coletores de sementes e frutos de juçara do Vale do Ribeira, nos juntamos ao SiAMA, Coopafaasb, COOBIO, con_floresta, na mobilização e promoção de um estande com produtos provenientes do fruto da palmeira – o açaí da mata atlântica - na 1ª Feira Municipal do Meio Ambiente da cidade de Registro (SP).

Estande com produtos provenientes dos frutos da palmeira juçara

O SiAMA, inclusive, sigla que significa Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica, é um projeto do Caminhos da Semente, parceiro da Iniciativa Verde desde 2021. Ele tem como objetivo principal apoiar pequenos proprietários na implementação de agroflorestas.

https://youtu.be/1nUM-vC_Jvo

Como fica evidente, somos uma organização que trabalha sempre em conjunto com outras instituições, sejam elas públicas ou privadas, e com comunidades rurais. E seguindo no papel de acelerador de projetos, em meados do ano, demos início a elaboração do plano que pretende orientar os caminhos da restauração florestal e da recuperação ambiental na porção paulista do Vale do Paraíba do Sul.

A primeira atividade presencial de construção do Plano Diretor (PD) de Restauração para a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) 02 - Vale Paraíba do Sul aconteceu em junho, em Taubaté. Organizações envolvidas no projeto se reuniram para discutir os primeiros passos, metodologias e diretrizes do PD, que vai abranger um território de 34 municípios no interior de São Paulo e conta com apoio do Comitê de Bacia e recursos do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Representantes das organizações envolvidas no Plano Diretor de Restauração do Vale do Paraíba do Sul se reúnem em Taubaté, SP. Foto: Maria Cecília Wey de Brito.

Também ampliamos a atuação em outro vale, o Vale do Ribeira, lar de um dos maiores contínuos de Mata Atlântica do Brasil. Desde maio deste ano, o projeto Restaura Ribeira está recuperando 29,9 hectares de floresta no Parque Estadual do Rio Turvo (PERT). E trabalha em outros 27,9 hectares na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Lavras.

Vistoria técnica a RDS Lavras. Jun. de 2022.

Entre diferentes frentes de atuação nesta mesma região, apoiamos viveiristas de mudas nativas, o que tem ajudado a reverter atrasos e perdas ocasionadas pela pandemia e pela crise econômica. Iniciadas em outubro de 2021, a ações contam com recursos do FEHIDRO e vêm oferecendo assistência técnica e insumos para viveiros participantes da Rede de Viveiros do Vale do Ribeira, organização cadastrada no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil.

Oficina de compostagem. Vale do Ribeira, jul. de 2022

Já tendo em vista a tarefa de divulgador a respeito de questões relacionadas ao meio ambiente, em setembro, a Iniciativa Verde lançou uma exposição de cartazes para estações de trem e metrô da cidade de São Paulo. O convite veio da administradora ViaMobilidade. Foram feitos 20 pôsteres que, além de apresentarem nosso trabalho, chamam atenção para dados preocupantes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Exposição da Iniciativa Verde na estação de trem CEASA. Set. de 2022

No mês seguinte, aconteceu em Registro (SP), o XI Seminário Frutos da Mata Atlântica: o sabor da biodiversidade, reunindo dezenas de pessoas interessadas na produção de espécies nativas. Estávamos presentes tanto no apoio a organização do evento, como nas discussões, levando nossa experiência com implementação de sistemas agroflorestais.

Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde, fala de projetos agroflorestais desenvolvidos no Vale do Ribeira no XI Seminário Frutos da Mata Atlântica

Também em novembro, fortalecemos nossa atuação no interior de São Paulo. Em Piracicaba, foram plantados 19 hectares, e mais 34 começaram a ser implantados e devem ficar prontos em janeiro. Estas áreas abarcam um total de quase 500 hectares de florestas em processo de restauração na região. Nossa articulação lá contribui inclusive para a formação de corredores ecológicos que interligam importantes fragmentos florestais a unidades de conservação, como a Estação Ecológica de Ibicatu.

Corredor ecológio em Piracicaba (SP)

Fechando o ano, representantes da Iniciativa Verde participaram da 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El-Sheik, Egito. Você pode conferir o relato completo sobre o evento feito pelo nosso diretor florestal, Pedro Barral, clicando aqui.

Pedro Barral, diretor florestal da Iniciativa Verde, na COP27

E ainda participamos da IV Conferência Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE 2022). O evento reúne os principais atores e organizações atuantes na restauração ambiental no Brasil. Nossa delegação apresentou pôsteres científicos, compartilhando experiências de reflorestamento.

Equipe da Iniciativa Verde na IV Conferência Brasileira de Restauração Ecológica da SOBRE 2022

Por fim, dentro do escopo do Plano Diretor de Restauração Florestal do Vale do Paraíba do Sul, realizamos o encontro Restaura Vale do Paraíba do Sul, cujo objetivo era o compartilhamento de conhecimento, debate e difusão de experiências de restauração.

Seu Alencar, proprietário parceiro da Iniciativa Verde, fale de experiência com restauração florestal no encontro Restaura Vale do Paraíba do Sul

O evento aconteceu em dois dias, na cidade de Cruzeiro (SP), com uma visita de campo em Piquete (SP). Foi um momento muito enriquecedor para todos os participantes, definindo um norte para os caminhos a serem tomados para a melhor articulação e mobilização de projetos no Vale.

E, claro, o trabalho de campo, seja semeando ou plantando mudas, segue firmemente. Em 2022, iniciamos o plantio de 600 hectares de florestas nativas. Um trabalho que não poderia ser realizado sem o apoio de nossos parceiros institucionais, poder público e tampouco sem o seu apoio! Agradecemos pelas divulgações e doações. Juntos, vamos construindo um futuro biodiverso e não tão quente. 

Tag(s):

restrospectiva
institucional
projetos
restauração florestal